1. Quanto às docas ou locais onde os caminhões são descarregados:

Escolha a opção que melhor descreva sua armazenagem

Excelente!

Sua disposição das docas e quantidade parece suportar adequadamente sua operação.


Há filas em alguns momentos, mas não em todos.

É provável que os veículos não estejam chegando no horáiro combinado ou não haja peogramação. Avalie a implementação de uma programação ou escala para seus veículos.


Se as docas ou locais de descarga estão ocupadas todo o tempo pode ser necessário o aumento da quantidade de locações para descarga.


Os locais de descarga precisam ser contiguos ao local de armazenagem assim economizando tempo na descarga, mão de obra e/ou combustível de empilhadeiras. Avalie se o local de armazenamento é o melhor e se uma obra civil não reduziria seu custo com transporte.


 

2. Quanto às informações de chegada:

Escolha a opção que melhor descreva sua armazenagem

Excelente!

Uma operação bem planejada é o que todos querem.


A progrmaação de chegada deve ser enviada com antecedência para que a equipe envolvida deva planejar recursos mão de obra e planejar onde a carga ficará armazenada.


A programação de chegada deve ser enviada com antecedência para que a equipe envolvida deva planejar recursos mão de obra e planejar onde a carga ficará armazenada.


Falta integração entre a equipe que está adquirindo solicitando o recebimento do material e o almoxarifado/armazém.

A utlização de um sistema de gestão onde o pedido de compra é cadastrado com antecipação obrigará o cadastro do código e das informações tributárias diminuindo o trâmite e o repeocessamento depois da chegada do material.


 

3. Quanto ao espaço para conferir a carga que chega:

Escolha a opção que melhor descreva sua armazenagem

Muito bom!

Parece que sua área de recebimento é adequada.


O espaço para recbimento precisa ser suficiente para que a carga possa ficar um tempo mínimo de processamento, avalie a reorganização do almoxarifado ou armazém para permitir este processo.


É necessário que a carga seja inspecionada assim que chegue, paora tanto ela precisa estar em lcal de fácil acesso para contagem e análise.


 

4. Quanto a conferencia do recebimento:

Escolha a opção que melhor descreva sua armazenagem


Se sua empresa já utilizar RFID parabéns, vocês estão na crista da onda.

Uma conferencia eletrônica usando código de barras também é excelente.

Parabéns!


O melhor processo é o qual a nota fiscal tenha seu XML importado e que a conferencia seja feita sem acesso a DANFE. Melhor ainda se four utilizado um leitor de código de barras onde o conferente não precisa digitar ou escrever o nome da mercadoria, só digitar a quantidade encontrada.


A inspeção d amercdoria deve ser sempre cega. Não deve haver contato entre quem inspeciona e a nota fiscal para que ele não seja influenciado a encontrar um número igual ao da nota. A área responsável por dar entrada contabil no sistema deverá analisar se a quantidade contada pelo conferente é igual a da nota.


Avalie se as relações comerciais são sólidas o suficiente para que no futuro, caso uma divergência seja encontrada o lado que gerou o erro arque com a diferença sem problemas.


 

5. Quanto aos indicadores da operação descarga:

Escolha a opção que melhor descreva sua armazenagem

Parabéns!

A melhoria contínua é a força motriz da vida de alguém relacionado à logística.


Para melhorar precisamos discutir com franqueza onde não estamos com a operação indo bem. Não há mágica, avalie a criação de um grupo que se reúna por meia hora por sema e discuta os números. As ações definidas precisam ser anotadas. Não tenha dúvida que você poderá em pouco tempo melhorar a acuracidade de estoque e o custo de frete.


Se seu sistema já gera informações excelente agora é descobrir como tornar isso parte da rotina para ser informado a todos e passar a fazer parte das reuniões de resultado do seu grupo.


O primeiro passo para sair de um ambiente onde a gestão é feita pelo "sentimento" e não pelo número é passar a gerar indicadores confiáveis. Elabore alternativas para anotar o tempo em que o veículo fica esperando. Uma simples planilha de excel ou um formulário de pesquisa feito no Google forms pode ajudar. Depois informe a todos o resultado. Você ficará impressionado como as coisas podem melhorar só em medir e informar ao grupo.


 

Para concluir, preencha seus dados abaixo:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone celular (obrigatório)