Planejamento de rotas e otimização de rede

Como resultado de nossa vasta experiência, os Consultores de Logística desenvolveram uma abordagem robusta e eficiente para otimizar planos de rotas e redes de depósitos.

Estas são algumas das principais perguntas que ajudamos os clientes a responder.

  • Qual é o tamanho ideal da frota e o mix de veículos?
  • Quantos motoristas e ajudantes são necessários, e quais são os padrões ideais de troca de turno?
  • Quantos depósitos/docas ou cross-docking devemos ter?
  • Onde eles devem ser localizados?
  • Quais clientes devem ser atendidos por quais de depósitos?
  • Como as entregas devem ser agendadas?
  • Quais são as frequências de entrega apropriadas?

Nossos consultores otimizaram redes e prepararam planejamento de rota para uma ampla gama de clientes em diversos setores. Em particular, desenvolvemos soluções envolvendo entregas no varejo, redes de fast-food, franquias, e lojas de conveniência, etc. Encontramos o software de roteamento ideal para modelar todos os tipos de atividade, incluindo entregas e cobranças de encomendas, paletes, barris, combustível, etc. , e nós apreciamos qualquer desafio. Também otimizamos roteirização para representantes de vendas e para outros prestadores de serviços. Os elementos-chave de nossa abordagem incluem o seguinte: desenvolvendo uma compreensão detalhada do modelo de negócio do cliente – em particular, seu sistema de distribuição e requisitos de atendimento ao cliente .

Usamos softwares de planejamento de distribuição especializado e com vários recursos, incluindo:

  • Mapas digitalizados detalhados;
  • Detalhes da frota e do motorista, incluindo capacidade do veículo, duração da jornada do motorista, tempo de carga e descarga, etc.
  • Janelas de entrega e restrições para pontos de entrega individuais (por exemplo, horários de funcionamento, restrições de estacionamento; etc.),

Podemos estruturar um modelo da operação de distribuição atualizado de seus clientes, incluindo:

  • Localização de todos os sites de clientes em um mapa digitalizado,
  • Validando o modelo atual contra cenários possíveis, ou seja, comparando os KPI’s do modelo, como km por rota, velocidades de condução, prazos de entrega e utilização da capacidade,
  • Analisando as rotas atuais para estabelecer a produtividade por motorista, % de utilização da capacidade do veículo, elementos de serviço (frequência de entrega/análise ABC), “custo para servir”, etc.
  • Utilizando o sistema de planejamento de distribuição para avaliar as oportunidades de melhoria, incluindo uma “otimização” inicial da rede atual para identificar ineficiências existentes.

As oportunidades podem incluir frequências de viagem variadas para alguns ou todos os clientes, introduzindo quantidades mínimas de pedidos, identificação de depósitos alternativos / locais de cross-dockings, reduzindo o tamanho da frota, variando as horas de trabalho dos motoristas, etc. Assim, utilizamos os resultados da avaliação para suportar decisões estratégica e mudanças operacionais com o cliente. Aqui é vital que o cliente considere objetivamente os “não negociáveis” que não podem, por boas razões comerciais, serem alterados, e as ‘ vacas sagradas’, que precisam ser desafiadas.

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