Os 10 maiores Portos Marítimos do mundo

28/11/2022
Os 10 Maiores Portos Marítimos do Mundo - Estruturei

Você já se perguntou onde estão os 10 maiores portos marítimos do mundo? Chegou a hora de descobrir! A capacidade de manuseio de cada porta mencionada abaixo é medida em termos de TEU (Unidades Equivalentes de Vinte pés), derivadas das medições de um contêiner de transporte padrão que tem aproximadamente 20 pés de comprimento, 8 pés de largura e 8 pés de altura.

10 – Roterdã, Países Baixos

O Porto de Roterdã não é apenas o maior porto marítimo da Europa como também o maior porto marítimo do mundo fora da Ásia. Conhecido por sua contribuição para a indústria petroquímica e transbordo geral entre a Europa e o resto do mundo, em 2020 foi nomeado o décimo maior porto de contêineres do mundo, movimentando 14,35 milhões de TEU de contêineres. O porto abrange  105 quilômetros quadrados e se estende por uma distância de 40 quilômetros, que consiste na área histórica do porto da cidade. 

9 – Tianjin, China

O Porto de Tianjin é o primeiro de muitos portos chineses nesta lista. Tianjin manuseou 18,35 milhões de TEU de contêineres em 2020, tornando-se o maior porto do norte da China. Ele cobre mais de  120 quilômetros quadrados de superfície terrestre e é uma porta de entrada marítima chave para Pequim, a capital mais populosa do mundo. Em agosto de 2021 o rendimento de carga de Tianjin ultrapassou 300 milhões de toneladas, o que é um recorde na história do porto. Os itens mais importados incluem produtos agrícolas, veículos e petróleo bruto.

8 – Hong Kong, S.A.R.

Hong Kong foi o lar de um dos portos de contêineres mais movimentados do mundo por muitos anos, detendo o título de porto mais movimentado do mundo muitas vezes ao longo das décadas de 80 e 90. Ele aparece em 8º lugar nesta lista, já que manuseou  20,7 milhões de TEU de contêineres em 2020. Com águas profundas ele é conhecido pelo comércio de produtos fabricados em contêineres, mas também lida com muito tráfego de passageiros.

7 – Busan, Coreia do Sul

O maior porto da Coreia do Sul, o Porto de Busan, movimentou 21,59 milhões de TEU de contêineres em 2020, tornando-se o número 7 desta lista.O Porto de Busan possui quatro portos, um terminal internacional de passageiros e seis terminais de contêineres. Cerca de 40% da carga marítima do país, 80% de sua carga de contêineres e 42% da produção nacional de pesca são processadas nele.

6 – Qingdao, China

Localizado na província de Shandong, na China, o Porto de Qingdao tem quatro seções principais para o porto. A Qingdao movimentou 22,0 milhões de TEU de contêineres em 2020 e, em 2019, o rendimento de carga do porto ultrapassou  515 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. As principais operações do porto incluem a movimentação de importações e exportações de  contêineres, petróleo bruto, carvão, minério de ferro, grãos e serviços de passageiros.

5 – Guangzhou, China

O Porto de Guangzhou é o maior porto abrangente do sul da China, pois seu comércio atinge mais de 300 portos em mais de 80 países em todo o mundo.Em 2020, Guangzhou lidou com  23,19 milhões de TEU de contêineres, entrando no top 5 da nossa lista. O porto serve como um importante centro para a região do Delta do Rio Pearl e para a província de Guangdong, pois eles lidam com uma gama de  produtos como petróleo, carvão, grãos, minério de aço e automóveis.

4 – Shenzhen, China

O Porto de Shenzhen é um dos portos de contêineres que mais crescem no mundo e abriga muitas empresas de navegação, além de ser usado para serviços de balsa de passageiros em todo o Delta do Rio Pearl. Shenzhen lidou com 26,55 milhões de TEU de contêineres no ano anterior, apesar de enfrentar vários desafios associados à pandemia.

3 – Ningbo-Zhoushan, China

O Porto de Ningbo-Zhoushan, no leste da China, está na encruzilhada da rota de navegação norte-sul e costeira. Esta porta entra no top 3 da nossa lista de maiores portos marítimos do mundo, já que lidou com  28,72 milhões de TEU de contêineres em 2020. Ningbo-Zhoushan está envolvido no comércio de matérias-primas e mercadorias da América do Norte e do Sul e Oceania. O porto lida com uma quantidade significativa de rendimento de carga, atingindo mais de  100 milhões de toneladas por ano.

2 – Cingapura

O segundo lugar fica com o Porto de Cingapura, já que atingiu 36,6 milhões de TEU de contêineres no ano passado. Um terço dos contêineres de transporte do mundo são transbordados aqui, juntamente com metade do petróleo bruto do mundo. Somente no primeiro semestre de 2021, o porto lidou com mais TEU de contêineres (24,83 milhões) do que Guangzhou (número 5 nesta lista) no ano passado no total, mostrando as capacidades do porto. Um porto “mega” está sendo construído no local, que será capaz de lidar com cerca de 65 milhões de TEUs anualmente, o que os colocará no primeiro lugar.

1 – Xangai, China

Xangai ocupa esse título, que tem sido o porto de contêineres mais movimentado do mundo desde 2010, quando eles ultrapassaram Cingapura. Em 2020, o porto movimentou 43,5 milhões de TEU de contêineres, 6,9 milhões a mais que Cingapura. Ele cobre uma área de 3.619,6km² ao longo do litoral chinês de 18.000km de comprimento. O Porto de Xangai é extremamente importante para a economia e o comércio exterior e é considerado a economia que mais cresce no mundo. Por esse motivo, ele é a estrela principal entre os 10 maiores portos marítimos do mundo!