Previsão de demanda na sua empresa: como lidar? | PARTE 1

06/03/2023
Como lidar com a previsão de demanda na sua empresa

Fazer uma boa previsão de demanda é uma tarefa complicada – e a pandemia de COVID-19 deixou isso bem claro a todos.  O produto que bombava em uma semana, rapidamente se transformava no que precisava de desconto para vender na próxima. Mudanças rápidas na demanda dos clientes fazem da previsão de demanda um dos desafios mais significativos que os profissionais da gestão da cadeia de suprimentos enfrentam.

Os efeitos abrangentes do COVID-19 em diversas etapas, desde a redução da capacidade de expedição até mudanças bruscas no comportamento do consumidor, forçaram a maioria dos profissionais da cadeia de suprimentos a jogar suas cartilhas tradicionais pela janela. 

Quando falamos em previsão da demanda, a pandemia acelerou a necessidade de inovações que o setor necessitava há anos. A ênfase repentina que ela colocou em certos bens tem escoado a demanda típica. Um exemplo disso foi a inesperada escassez de frascos de vidro enfrentada pela cadeia de fornecimento de vidro, devido às necessidades das empresas farmacêuticas de envasar vacinas em potencial.

É só gerir o meu estoque?

O planejamento da demanda inclui a gestão de estoque, mas vai muito além disso. Os gestores da cadeia de suprimentos precisam considerar os papéis desempenhados por cada fornecedor, provedor de transporte e a cadeia de suprimentos interna em cada previsão de demanda. Não importa quais elementos caóticos são introduzidos por fatores externos, a previsão é um elemento essencial da gestão da cadeia de suprimentos. É ela que fornece a melhor base para racionalizar as decisões de inventário, definir os níveis de estoque de segurança e preparar sua cadeia de suprimentos para o próximo trimestre – ou até para o ano seguinte.

Um planejador de demanda preparado tem uma série de ferramentas e metodologias à sua disposição (embora a precisão da previsão raramente seja de 100%, mesmo nas melhores circunstâncias). Porém, técnicas comprovadas permitem que os gerentes da cadeia de suprimentos prevejam demanda futura com certo grau de precisão. Essas previsões economizam dinheiro das empresas e conservam recursos, criando uma cadeia de suprimentos mais sustentável.

O que é exatamente a previsão de demanda?

Em palavras simples, é um método para prever a demanda futura por um produto. Mas a força dessa projeção depende. em grande parte. da qualidade e quantidade de dados, dos métodos de cálculo e da experiência utilizada. Para ela ser mais precisa, os gerentes da cadeia de suprimentos geralmente dependem de mais de um tipo de previsão de vendas. Cada um utilizando diferentes métodos. A precisão depende da exatidão dos dados utilizados para o planejamento e de como fatores externos estão de acordo com as premissas utilizadas para elaborar o plano.

O primeiro passo para criar uma previsão de demanda é desenvolver uma compreensão clara das perguntas mais importantes que você precisa de respostas. Esta etapa determinará os tipos que funcionarão melhor e quais métodos são melhores de usar.

Você precisa entender a demanda sazonal para otimizar os níveis de estoque em diferentes épocas do ano? Ou você precisa de análises da cadeia de suprimentos para identificar links instáveis em sua empresa? 

A previsão histórica de demanda pode ser um ponto de partida para futuras demandas e operações prospectivas da cadeia de suprimentos. No entanto, o planejamento para eventos futuros depende de muito mais insumos. Ele está longe de ser o único indicador.

Quer saber mais sobre previsão de demanda? Leia a parte 2!