Tipos de previsão de demanda | PARTE 2

07/03/2023
Tipos de previsão de demanda - PARTE 2

O planejamento da demanda muitas vezes dependerá de dados históricos sobre vendas para projetar demanda futura. Outros fatores incluem altos e baixos de demanda sazonais, padrões econômicos e tendências de mercado. Softwares de previsão de demanda ajudam a desenvolver previsões de vendas usando estatística.

O planejamento de demanda para sua cadeia de suprimentos pode envolver mais de uma técnica. Ou seja, você pode ter várias previsões de vendas para cobrir diferentes períodos. 

Previsão de demanda de curto e longo prazo

As previsões de curto prazo fornecem um nível mais alto de precisão de previsão. No entanto, dependendo do comprimento do ciclo da sua cadeia de suprimentos, uma previsão de longo prazo pode ser necessária para o gerenciamento de estoque. A previsão de até um ano é considerada de curto prazo. O planejamento de demanda de longo prazo projeta demanda futura por até quatro anos.

Previsões internas e externas

As previsões de demanda podem ser internas ou externas. Uma previsão externa considera os efeitos das mudanças econômicas e de mercado sobre a demanda futura. Quando um planejador de demanda cria essa previsão, ele considera as tendências de demanda do consumidor, os padrões de gastos e as perspectivas econômicas mais amplas.

Por outro lado, o planejamento interno da demanda foca na capacidade de sua cadeia de suprimentos interna e pessoal. Ela pode responder a perguntas sobre quais recursos estão disponíveis para atender à demanda sazonal. 

Tanto o planejamento da demanda interna quanto externa é essencial para criar uma previsão precisa de demanda.

Previsão passiva e ativa

A previsão também é dividida em tipos passivos e ativos. A previsão ativa da demanda é dinâmica, utilizando informações sobre tendências econômicas e planos de crescimento da empresa. 

Já o planejamento passivo depende exclusivamente de dados históricos. Em alguns setores empresariais com produtos com demanda consistente e um mercado bem estabelecido, a previsão passiva pode funcionar bem. Para as startups, o planejamento ativo da demanda é uma obrigação, já que os dados históricos não serão suficientes para dar uma visão clara da demanda futura. 

Mesmo as empresas estabelecidas muitas vezes optam por se engajar na previsão de demanda ativa para uma gestão eficaz de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos para aumentar sua participação no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a parte 3!