A gente já falou sobre os diferentes métodos para criação de previsões de demanda. E, como mencionado, muitas empresas criam múltiplas previsões de vendas e usam mais de um método para isso.
Os métodos para criação de previsões de demanda podem ser divididos em duas categorias básicas: quantitativa e qualitativa.
Métodos quantitativos e qualitativos para previsões de demanda
A previsão quantitativa baseia-se em dados históricos sobre demanda do cliente, desempenho da cadeia de suprimentos, demanda sazonal e outras métricas orientadas por dados.
Já os métodos de previsão qualitativos são menos amarrados às tendências passadas. Metodologias qualitativas permitem que o planejador de demanda adicione opiniões de especialistas ao mix, tanto interno quanto externo.
Tanto métodos quantitativos quanto qualitativos têm vantagens e desvantagens. A melhor solução para o planejador de demanda experiente pode ser uma mistura de ambos.
Previsão quantitativa
A previsão quantitativa muitas vezes aproveita o big data para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Estes são os métodos mais comuns:
- Previsão barométrica: O planejamento da demanda barométrica utiliza análises estatísticas para criar uma previsão de demanda, usando dados atuais para projetar demanda futura.
- Projeção de tendência: Usam dados históricos, incluindo padrões de crescimento, para criar uma previsão de vendas. Você irá se arriscar se confiar no histórico de vendas e desconsiderar outros fatores. Embora esse método forneça uma previsão de demanda precisa para um futuro próximo, você precisa ficar atento se for criar um plano de demanda de longo prazo para sua cadeia de suprimentos.
- Suavização exponencial: Esse método de previsão utiliza dados históricos como insumo e cria um resultado que também considera variações sazonais nas vendas. É uma boa pedida para startups por se basear em um pequeno conjunto de dados.
- Análise de regressão: As regressões podem variar de simples a complexas, permitindo que você incorpore dados internos e externos em sua análise.
- Previsão econométrica: Utiliza a interação de dados sobre demanda com informações sobre elementos externos que podem mover a demanda para criar um plano de demanda. A previsão econométrica requer técnicas de previsão estatística mais sofisticadas do que alguns outros métodos, mas também pode criar uma previsão de demanda mais precisa.
Todos os métodos para criar previsões de demanda quantitativa se prestam a soluções de planejamento de demanda de aprendizado de máquina. O software de planejamento de demanda economiza tempo para os funcionários e permite que as empresas atualizem as previsões de vendas continuamente. O software que usa a IA para reagir rapidamente às tendências do mercado pode fornecer previsões vitais e mais rápidas que permitirão evitar armadilhas na cadeia de suprimentos e melhorar o gerenciamento de estoque.
Previsão qualitativa
Os métodos de previsão qualitativos são menos dependentes dos dados e necessitam de insumos humanos. Uma solução qualitativa de previsão de demanda aproveita a base de conhecimento dentro de sua empresa, bem como a de especialistas externos. Confira os métodos de previsão qualitativo mais comuns:
- Composto de força de vendas: Por ter mais interação com os clientes, a equipe de venda pode detectar tendências de vendas antes de outras fontes de informação de mercado. A base de conhecimento da sua equipe de vendas é um recurso valioso. Este método de previsão reúne os membros da equipe de vendas com a gestão da cadeia de suprimentos e outros envolvidos na criação da previsão de demanda. Em reuniões estruturadas, a equipe de vendas assume a liderança na previsão de vendas. Este método aproveita a experiência interna para o planejamento da demanda.
- Pesquisa de mercado: Utiliza dados sobre tendências de mercado e oportunidades. É útil para startups que não têm dados históricos para usar para previsão de vendas. Deve levar em conta planos de promoção e expansão e informações sobre a capacidade e limitações da cadeia de suprimentos.
- O Método Delfos: As vezes é chamado de método de especialista. O planejador de demanda monta um painel de especialistas e pede que eles respondam a um conjunto de perguntas. As perguntas revelam as opiniões sobre a demanda futura. As respostas são resumidas e compartilhadas com o painel. Os especialistas, então, respondem novamente às perguntas, considerando o resumo do conjunto inicial de respostas. O processo é repetido até que o painel de especialistas chegue a um acordo substancial.
Quer saber mais sobre previsão de demanda? Leia a parte 4!